quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O que é a pipoca



Quem não gosta de num fim de tarde assistir um filme comendo uma deliciosa pipoca?
Mas, afinal, você já pensou como se forma a pipoca?

pipoca (do tupi antigo pira - pele + pok - estourar = pele estourada) é um prato feito a partir de uma variedade de milho (milho de pipoca), que explode quando aquecido. 

Existem três elementos responsáveis em formar a pipoca:
  • umidade dentro da semente
  • amido dentro da semente
  • casca dura que envolve a semente
Quando uma semente de pipoca esquenta (em uma panela, pipoqueira ou forno de microondas), a água dentro da semente se expande. A umidade é extremamente importante para a pipoca. Se não houver água na medida certa, a semente não estoura. Quando a pressão dentro da casca aumenta bastante, a semente estoura. Essa parte parece bastante comum - muitas coisas explodem quando você as esquenta.

A parte estranha é o branco que se forma durante o processo, um artigo em inglês explica: "o pequeno grão de amido gelatinizado não estoura, porém se expande em pequenas bolhas gelatinosas. As bolhas próximas se fundem e solidificam formando uma malha tridimensional, parecida com uma pia cheia de espuma de sabão. Esta é a parte branca, fofa, que comemos".
Veja abaixo algumas  experiências que você pode fazer para entender melhor como se forma a pipoca :
  • Use uma agulha ou alfinete para furar as cascas de algumas sementes de pipoca e tente estourá-las. Elas não vão estourar porque não ocorre aumento de pressão nas sementes perfuradas.

  • Deixe as sementes em um forno quente ou ao sol por vários dias e depois tente estourá-las. O forno ou o sol vão secar as sementes, e elas não vão estourar.

  • Tente estourar a pipoca a temperatura baixa (abaixo de 150ºC). Não vai funcionar - ela tem que chegar a temperaturas superiores a 150ºC para que a pressão interna da semente cresça a ponto de estourar.
Assista o vídeo:




fontes: http://lazer.hsw.uol.com.br/questao255.htm
           http://www.youtube.com/watch?v=VOAIWfITySw

Nenhum comentário:

Postar um comentário