Construindo um extintor de incêndio
Objetivo
O
experimento tem por objetivo a construção de um extintor de incêndio caseiro,
que visa mostrar aos estudantes a importância da Química em sua vida prática. Além
disso, o experimento permite apresentar aos alunos conceitos sobre reações
químicas entre ácidos e bases, empregando reagentes de seu cotidiano, como o
vinagre e o bicarbonato de sódio.
Material utilizado
1 frasco de refrigerante de 600 mL
1 tubo de conta-gotas
1 tubo de ensaio de 35 mL
450 mL de vinagre
bicarbonato de sódio (NaHCO3)
Experimento
1. Com o auxílio de um estilete, fure a tampa
do frasco de refrigerante de 600 mL, no mesmo diâmetro do tubo do conta-gotas
que será utilizado. A seguir, introduza o tubo do conta-gotas no orifício
criado na tampa do frasco de refrigerante, como mostra a Figura 1.
O
furo feito na tampa deve permitir que o
tubo do conta-gotas passe o mais justo possível, visando evitar vazamentos que podem prejudicar o experimento, devido à perda
de reagentes. O tubo do conta-gotas pode ser
mais bem fixado com o uso de uma fita de teflon ao seu
redor, antes de inseri-lo na tampa.
2. No frasco de refrigerante, coloque 450 mL de vinagre
comum e, no tubo de ensaio, adicione o bicarbonato de sódio de modo que o
vinagre fique 2 cm abaixo da borda do tubo (como mostra a Figura 2).
Figura 2- Frasco de refrigerante com vinagre e
tubo de ensaio com bicarbonato de sódio.
Tenha cuidado
para que o bicarbonato de sódio não entre em contato com o vinagre, pois isso
dará início imediato à reação química. Em seguida, feche o frasco de
refrigerante com a tampa, mostrada na Figura 1, apertando a bem.
3. Para o extintor entrar em funcionamento, tampe o furo
de saída do conta gotas
com o dedo indicador e sacuda vigorosamente o extintor, no
intuito de provocar a reação química entre o vinagre e o bicarbonato de sódio.
4. Em seguida, incline o extintor para baixo, dirigindo-o
para a região que você deseja atingir e tire o dedo da tampa, liberando assim a
saída do líquido.
A mistura de
água e etanoato (acetato) de sódio será “expulsa” do extintor devido à pressão
provocada pela formação do dióxido de carbono (CO2). Para as quantidades de vinagre e
bicarbonato de sódio utilizadas, o jato inicial do líquido emitido pelo extintor
terá um alcance aproximado de três metros de distância.
Mantendo-se o
extintor inclinado para baixo, como mostra a Figura 3, o líquido continuará a ser expelido durante aproximadamente
30 segundos.
Entendendo o
experimento
Reações
ácido-base fazem parte do nosso cotidiano. Entre vários exemplos, podemos
citar: os aspectos relacionados à higiene, como a eliminação dos resíduos
ácidos, deixados pelos alimentos em nossa boca, pelas pastas de dentes que
possuem caráter básico; na ação dos antiácidos, tais como os hidróxidos que são
usados contra a acidez estomacal e na correção da acidez do solo, para fins
agrícolas.
A
equação química responsável pelo jato observado produz etanoato de sódio
(acetato de sódio) e ácido carbônico, o qual se decompõe em água e dióxido de
carbono (gás carbônico, CO2):
H3CCOOH (aq) + NaHCO3 (s) à H3CCOO-Na+ (s) + CO2 (g) + H2O (l).
O
gás produzido na reação aumenta a pressão interna do extintor e, sendo esta
maior do que a pressão externa, a água e o sal formados na reação são expelidos
para fora do extintor. O extintor só pode ser empregado quando o fogo estiver
em um nível inferior ao do frasco com a mistura reacional, pois é necessário
que o gás carbônico “empurre” a água e o sal formados na reação para fora do
extintor.
Visando
mostrar a importância do experimento, podemos comentar sobre as classes de
incêndio:
A - materiais que queimam em profundidade e superfície,
como madeira, papel, etc.;
B - líquidos que queimam na superfície, como
gasolina, álcool, etc.;
C - aparelhos elétricos e eletrônicos energizados,
como computadores, etc. e
D - materiais que requerem extintores
específicos, como sódio, magnésio, etc.
Este
extintor é exclusivo para a classe A, mas pode ser empregado na classe C desde
que os aparelhos incendiados não estejam ligados à rede elétrica.
Pode-se
também orientar os estudantes quanto à importância da prevenção de incêndios,
como a criação de brigadas de incêndios, colocação de sensores de fogo em
ambientes e recomendações quanto aos cuidados sobre a evacuação de locais
fechados em casos de incêndios.
Resíduos,
tratamento e descarte
Os
resíduos gerados neste experimento podem ser descartados no lixo comum. As
garrafas de plástico (PET) devem ser encaminhadas para a reciclagem.
Objetivo
O
experimento tem por objetivo a construção de um extintor de incêndio caseiro,
que visa mostrar aos estudantes a importância da Química em sua vida prática. Além
disso, o experimento permite apresentar aos alunos conceitos sobre reações
químicas entre ácidos e bases, empregando reagentes de seu cotidiano, como o
vinagre e o bicarbonato de sódio.
Material utilizado
1 frasco de refrigerante de 600 mL
1 tubo de conta-gotas
1 tubo de ensaio de 35 mL
450 mL de vinagre
bicarbonato de sódio (NaHCO3)
Experimento
1. Com o auxílio de um estilete, fure a tampa
do frasco de refrigerante de 600 mL, no mesmo diâmetro do tubo do conta-gotas
que será utilizado. A seguir, introduza o tubo do conta-gotas no orifício
criado na tampa do frasco de refrigerante, como mostra a Figura 1.
O
furo feito na tampa deve permitir que o
tubo do conta-gotas passe o mais justo possível, visando evitar vazamentos que podem prejudicar o experimento, devido à perda
de reagentes. O tubo do conta-gotas pode ser
mais bem fixado com o uso de uma fita de teflon ao seu
redor, antes de inseri-lo na tampa.
2. No frasco de refrigerante, coloque 450 mL de vinagre
comum e, no tubo de ensaio, adicione o bicarbonato de sódio de modo que o
vinagre fique 2 cm abaixo da borda do tubo (como mostra a Figura 2).
Figura 2- Frasco de refrigerante com vinagre e
tubo de ensaio com bicarbonato de sódio.
Tenha cuidado
para que o bicarbonato de sódio não entre em contato com o vinagre, pois isso
dará início imediato à reação química. Em seguida, feche o frasco de
refrigerante com a tampa, mostrada na Figura 1, apertando a bem.
3. Para o extintor entrar em funcionamento, tampe o furo
de saída do conta gotas
com o dedo indicador e sacuda vigorosamente o extintor, no
intuito de provocar a reação química entre o vinagre e o bicarbonato de sódio.
4. Em seguida, incline o extintor para baixo, dirigindo-o
para a região que você deseja atingir e tire o dedo da tampa, liberando assim a
saída do líquido.
A mistura de
água e etanoato (acetato) de sódio será “expulsa” do extintor devido à pressão
provocada pela formação do dióxido de carbono (CO2). Para as quantidades de vinagre e
bicarbonato de sódio utilizadas, o jato inicial do líquido emitido pelo extintor
terá um alcance aproximado de três metros de distância.
Mantendo-se o
extintor inclinado para baixo, como mostra a Figura 3, o líquido continuará a ser expelido durante aproximadamente
30 segundos.
Entendendo o
experimento
Reações
ácido-base fazem parte do nosso cotidiano. Entre vários exemplos, podemos
citar: os aspectos relacionados à higiene, como a eliminação dos resíduos
ácidos, deixados pelos alimentos em nossa boca, pelas pastas de dentes que
possuem caráter básico; na ação dos antiácidos, tais como os hidróxidos que são
usados contra a acidez estomacal e na correção da acidez do solo, para fins
agrícolas.
A
equação química responsável pelo jato observado produz etanoato de sódio
(acetato de sódio) e ácido carbônico, o qual se decompõe em água e dióxido de
carbono (gás carbônico, CO2):
H3CCOOH (aq) + NaHCO3 (s) à H3CCOO-Na+ (s) + CO2 (g) + H2O (l).
O
gás produzido na reação aumenta a pressão interna do extintor e, sendo esta
maior do que a pressão externa, a água e o sal formados na reação são expelidos
para fora do extintor. O extintor só pode ser empregado quando o fogo estiver
em um nível inferior ao do frasco com a mistura reacional, pois é necessário
que o gás carbônico “empurre” a água e o sal formados na reação para fora do
extintor.
Visando
mostrar a importância do experimento, podemos comentar sobre as classes de
incêndio:
A - materiais que queimam em profundidade e superfície,
como madeira, papel, etc.;
B - líquidos que queimam na superfície, como
gasolina, álcool, etc.;
C - aparelhos elétricos e eletrônicos energizados,
como computadores, etc. e
D - materiais que requerem extintores
específicos, como sódio, magnésio, etc.
Este
extintor é exclusivo para a classe A, mas pode ser empregado na classe C desde
que os aparelhos incendiados não estejam ligados à rede elétrica.
Pode-se
também orientar os estudantes quanto à importância da prevenção de incêndios,
como a criação de brigadas de incêndios, colocação de sensores de fogo em
ambientes e recomendações quanto aos cuidados sobre a evacuação de locais
fechados em casos de incêndios.
Resíduos,
tratamento e descarte
Os
resíduos gerados neste experimento podem ser descartados no lixo comum. As
garrafas de plástico (PET) devem ser encaminhadas para a reciclagem.
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